segunda-feira, 12 de abril de 2010

Crise bolivariana


Russia e Venezuela assinam um acordo para a exploraçao de petroleo na costa venezuelana.
É uma boa estrategia aplicada pelo governo bolivariano de Chavez,em meio a essa crise que atravessa no ambito politico e energetico.
Desde que assumiu o posto de presidente,a produçao de petroleo vem abaixando em uma quantidade significativa.
Sua economia tem a maior inflaçao da America Latina e tambem passa por uma instabilidade politica,com muitas manifestaçoes contra o governo ,por conta das crises e sua forma considerada "autoritaria" de dirigir seu pais.
Para enfrentar essa inflaçao e manter a exportaçao, Hugo Chavez estabeleceu um cambio duplo,desvalorizou a moeda do país em relação ao dólar na compra de itens prioritários, mas a elevou para artigos que não são considerados de primeira necessidade,tal açao tem como objetivo frear as importaçoes e estimular a produçao local e a exportaçao.Uma medida pouco recomendada e que apresenta muitos riscos ,segundo as grandes instituiçoes monetarias que sempre defendem o cambio flutuante como a melhor forma de manter sua economia estavel.
Esse governo tem como caracteristica principal favorecer a populaçao de baixa renda, e por isso conta com seu apoio,e dos demais paises com politicas semelhantes que se baseiam em ideias socialistas,como Bolivia e Cuba.

Um comentário:

  1. As grandes instituiçoes de politicas monetarias sempre vão querer o cambio flutuante, pois enrriquece os bancos alem de dar um sensação de cerscimento economico a curto prazo, entretanto Chavez quer não só crescer mais desenvolver a venezuela .

    "Chaves, amigo, o povo está contigo"

    Gabriel Siqueira

    ResponderExcluir